A gente acredita no poder de conectar boas ideias e iniciativas. Por isso hoje estamos começando por aqui uma série de posts com indicações de empresas, marcas, serviços, produtos e pessoas de Porto Alegre e RS que trabalham diretamente com infância e famílias. Diariamente vamos trazer CONEXÕES para este universo tão cheio de possibilidades e trocas! Muito mais do que apenas “seguir” ou “curtir”, queremos realmente divulgar todos os perfis compartilhados, de diferentes segmentos de atuação. Conheço cada um deles por ocasiões profissionais ou pessoais e é com muito prazer que a Vamos Criar agora conecta também todos vocês por aqui!
 

ESCOLA DE PAIS 018

Duas amigas com filhos de idades próximas estavam cheias de dúvidas sobre vários assuntos da maternidade. Um dia reuniram outras amigas na mesma situação para conversar com um especialista em segurança, num período que a cidade estava com muita violência nos arredores dos colégios que as crianças frequentavam. O salão de festas do prédio lotou! E elas perceberam que muitas outras famílias também poderiam estar interessadas. Este foi o embrião da Escola de Pais 018, ciclo de palestras que há 3 anos lota o auditório do Instituto Ling, impactando centenas de pais, mães e educadores. As idealizadoras são a administradora e escritora infantil Alua Kopstein e a psicóloga Marina Sirotsky, que também realizam um projeto social em Porto Alegre levando os conhecimentos dos especialistas da EDP para as comunidades. O encerramento deste ano da Escola de Pais 018 será no dia 2 de dezembro com a renomada Rosely Sayão. E 2020 terá muitos outros grandes nomes para falar sobre questões da parentalidade contemporânea!
 
 

EQUIPE MOTIVA-AÇÃO

Há 15 anos duas amigas formadas em Educação Física se uniram para fazer uma Colônia de Férias para a gurizada e hoje são sinônimo de energia o ano inteiro em Porto Alegre. Vamos Criar - Conexões traz a @equipe_motivacao pra vocês conhecerem e se conectarem além das telas. Lisandra Dinech e Giana Silva tocam a Motiva-Ação direto da sede do Clube Caixeiros Viajantes, na Dona Laura, e já impactaram centenas de crianças de 5 a 11 anos ao longo desse tempo. No contraturno da escola, oferecem dezenas de atividades físicas, esportivas e intelectuais para crianças. Desde natação, judô e dança até opções como rugby, capoeira, slackline, skate e badminton. Fala sério: em que outro lugar nossos filhos experimentariam tantas coisas legais se não fosse a Motiva-Ação? Parabéns, gurias e profes da equipe, por tanto gás incentivando nossos pequenos a ter uma rotina com consciência do corpo e movimento!

SINOPSYS

Livros para ajudar a resolver cada situação infantil. Essa é a proposta da Sinopsys Editora para as crianças, que tem dezenas de títulos no catálogo pensados justamente para facilitar a vida familiar. O filho não quer dormir sozinho? A hora do banho é sempre um caos? A criança faz birra para comer? Tem de tudo, sim! Os livrinhos são escritos por psicólogos e são muito bons como apoio em diferentes fases da vida dos pequenos. Várias obras tratam também de educação emocional, com dicas para a criança aprender a lidar com sentimentos, raiva, ciúme, doença na família, separação dos pais... Eu já tinha vários exemplares em casa, justamente destes assuntos do cotidiano. Quando conheci o Ricardo Gusmão, à frente da editora e com 1.001 ideias por segundo, entendi melhor ainda o propósito da Sinopsys, que quer ampliar até mais o alcance destes conteúdos. Um dos focos é especialmente pela inclusão, como livros em braile e outras inovações. A Sinopsys tem também uma infinidade de livros adultos, com destaque para Psicologia e Educação. Desafio qualquer pai ou mãe a entrar no site e não querer encomendar pelo menos 1 título!
 
 

SALA DE PROFESSORES

Quatro professoras com mais de 25 anos de experiência em sala de aula se uniram em janeiro de 2016 para criar um espaço que pudesse efetivamente ajudar alunos com dificuldades em diferentes áreas de aprendizagem. Foi assim que surgiu a Sala de Professores, pauta de hoje do #vamoscriarConexões. Claudia Rosito Anele, Nair Maria Heineck, Rosane Rosito Anele e Vera Lúcia Giacomini têm um bonito propósito de inclusão e de auxiliar crianças em atividades como reforço escolar (português, matemática, ciências e todas as outras disciplinas) e dificuldades de alfabetização. Também atendem adolescentes (e não é só no fim de ano, quando todo mundo corre precisando de aula particular para passar de série!). Uma vez por mês, realizam oficinas temáticas de distintas áreas do conhecimento para público multietariedade. Precisando delas é só chamar! Vão adorar se conectar com vocês!

MOMA COWORKING

Toda mãe quando vai para o trabalho fica com o coração na mão pensando em como seu filho estará sendo cuidado neste período com outras pessoas, seja com babá ou na escolinha. Muitas profissionais liberais optam por tentar trabalhar em casa para minimizar essa preocupação, mas a gente sabe que nem sempre a produtividade quando se tenta fazer-duas-coisas-ao-mesmo-tempo. Foi a partir dessa experiência que a Moma Coworking surgiu na Zona Sul de Porto Alegre. Aline Sillos passou um ano trabalhando em casa após o nascimento da sua filha, Cecília, e nesse período percebeu as dificuldades de equilibrar o ambiente doméstico e o trabalho. Assim, ela se juntou com Nádia Sillos e as duas criaram o espaço totalmente dedicado ao universo materno que, atualmente, conta com 8 estações de trabalho e 10 vagas para crianças. Com um público majoritariamente feminino, a Moma é uma chance para as mulheres se recolocarem no mercado de trabalho, empreender e equilibrar a carreira e a vida familiar. Além dos cuidados com as crianças, o espaço oferece encontros e eventos para mães, ajudando a mulher a reencontrar seu espaço e fazer novas amizades nessa fase.
 
 

GÊMEOS ME TWO

Ser mãe de primeira viagem é sempre um desafio - e para quem tem gêmeos é desafio em dobro! Mas então em abril de 2018 surgiu um canal que proporciona apoio e suporte para todas as famílias com gêmeos e múltiplos. As amigas e mães Thais Reali, Vanessa Rocha e Elisa Scheibe Marty formam um trio que levam a causa de ser mães de gêmeos muito além das próprias famílias. O site metwo.com.br reúne dicas, experiências, entrevistas com especialistas, vídeos, depoimentos e todos os conteúdos especiais desde a fase da gestação até o desenvolvimento das crianças. Tudo o que você tem dúvidas sobre o universo de gêmeos e múltiplos está lá e nas redes sociais. Sabe o que é mais legal de tudo, do meu ponto de vista de quem trabalha com as gurias? É ver o carinho e a dedicação delas com cada história. Não tem um único inbox que fique sem resposta (e não estou falando das automatizadas não!) Ouvem e trocam dicas reais #oficiais para ajudar as famílias. E é como elas sempre dizem: “Ser mãe ou pai de gêmeos é sentir-se especial. Se fomos escolhidos é porque somos capazes”.

NEW FAMILIES

Quem tem filhos e já viveu uma separação sabe bem que não é nada fácil. Cada pessoa passa por um processo muito particular de dor e redescoberta. O caminho é individual, mas como é bom poder contar com uma forcinha e apoio de quem já viveu a mesma situação. Na reconfiguração de sua vida familiar, a RP Juliana Silveira decidiu compartilhar sua vivência após cruzar o “túnel escuro do divórcio, aquele agravado para os ex casais que trazem neste processo filhos” e assim nasceu o NEW FAMILIES. Seu objetivo é trazer vivência de um fim que foi também um recomeço. E vai muito além de questões práticas como guarda, decisões, logística, cuidados. A Ju segura na sua mão para ajudar a tornar essa jornada mais leve. No site, publica crônicas com seus insights sobre cada momento decorrente. São uma extensão do livro “Divórcio”, publicado em 2017. Pessoalmente, ela acompanha quem precisa de um ouvido amigo e de um plano para se fortalecer ao longo do caminho. A idealizadora do New Families é mãe da Joana e do Joaquim e também da bebê Antonella, fruto da sua nova relação de amor, da nova chance. “Dessas que acontecem quando a gente se permite reconstruir”, define. Vamos juntas nessa jornada com a Juliana?
 
 

ONG PREMATURIDADE.COM

No mês Novembro Roxo ouvimos muito falar na causa da prematuridade, mas para esta ONG é assunto o ano inteiro. A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com nasceu da experiência de mães e profissionais com a prematuridade e suas consequências. Está sediada em Porto Alegre e tem voluntários em todo o Brasil. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas ao interesses das famílias de bebês prematuros. A hashtag que os identifica é a #MovimentoSocialPeloNascimentoSaudável. A ONG foi fundada em 2014 e hoje representa o país na World Prematurity Network, uma rede global de organizações em prol dos prematuros. Também são membros da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e da iniciativa da Organização Mundial da Saúde para a saúde materno-infantil, a The Partnership for Maternal, Newborn and Child Health. Segue no Instagram e acessa o site. E em caso de dúvidas, a fundadora e diretora executiva Denise Suguitani está sempre disponível para bater um papo! Ela é mãe da Dora e do Theo. Nenhum deles nasceu prematuro, mas a vivência profissional de Denise como nutricionista no setor de neonatologia a colocou em contato com a causa e desde então todo esse movimento pela conscientização ganhou ainda mais força.

BALASANA YOGA KIDS

Juliana Rosa sempre trabalhou com crianças, com recreação, e depois de formada em Nutrição seguiu na área infantil. O yoga entrou em sua vida como prática diária até que fez um curso de formação de professores. Foi natural escolher passar esta filosofia para os pitocos. Assim, a Balasana Yoga Kids Brasil surgiu em 2016. "Balasana" em sânscrito significa "postura da criança". Hoje estão em 11 escolas de Porto Alegre e têm 3 sedes próprias (nos bairros Moinhos de Vento, Petrópolis e Menino Deus). Atendem crianças desde 2 meses de idade (yoga baby) até yoga Kids (turmas de 4 anos até 12). Namastê!
 
 

BBDU

A gente sabe que a maternidade nos transforma! E no caso da psicóloga Juliana Martins, a Ju da BBDU, a chegada da filha Duda a tornou empreendedora. E mais do que isso: desde 2013, a @bbdu_instagram é sinônimo de produtos de qualidade e criativos que facilitam a vida das famílias! Um dos carro-chefe lá no começo da marca foram os acessórios para identificação de tudo o que você pode imaginar. Então vieram vários itens incríveis para ajudar na rotina e no gerenciamento das emoções infantis, como quadros educativos e de atividades, além de muitas alternativas interessantes do segmento, garimpadas no mercado. Tudo no site é organizado conforme as diferentes fases e idades, acompanhando os desafios e necessidades do desenvolvimento infantil. No fim de 2018, a psicóloga e especialista em neuropsicologia Luciana Tisser, mãe do Lucca, também passou a fazer parte da família BBDU e junto com a Ju assina a linha BBDU PRO, pensada para os profissionais que fazem atendimentos com o público infantil. E este ano, a marca ganhou um espaço físico próprio, a Casa BBDU, em Porto Alegre, com os produtos à venda por lá e também espaço para conversa, troca de experiência e conteúdos da área. E quando forem visitar a Casa, avisem por aqui para irmos juntas também!

IMAGINE-ME

Os designers da equipe da Cusco Studio (Porto Alegre) não têm filhos, mas perceberam como as brincadeiras infantis andavam engessadas. Bolaram protótipos de um jogo que pudesse estimular a criatividade das crianças: contaram com a ajuda de pedagogos, visitaram muitas escolas e testaram com famílias. É uma pena que na época que lançaram a campanha de financiamento coletivo no Kickante (em 2016) eu ainda não os conhecia e não pude participar. Mas desde o dia em que a @barbarazamberlan, minha então colega de RBS, me apresentou para os guris da IMAGINE-ME, virei fã de carteirinha! Afinal, o que é? O Imagine-me é um jogo, um brinquedo, um recurso pedagógico e uma ferramenta de criatividade — tudo ao mesmo tempo! — e nasceu para proporcionar um jeito diferente de aprender, mais pró-ativo e divertido. As cartinhas do baralho sugerem o desenho de personagens inusitados, proporcionando uma interação muito lúdica e divertida para todos (sim, até nós - adultos travados - podemos e devemos acompanhar os pitocos nestes momentos!) Acesse www.imagineme.com.br para conhecer mais e encomendar um dos 3 modelos de jogos disponíveis. É só R$ 29,90 cada! Depois me fala de qual você mais gostou?
 
 

MINIDINI SOLUÇÕES GENIAIS

Duas amigas que trabalharam por mais de 15 anos em grandes empresas viram a vida mudar totalmente após a chegada dos filhos. No dia a dia, sentiram que faltavam produtos que realmente atendessem às necessidades da família! Foi no final de 2013 que elas lançaram o primeiro produto, a Agarradini, para evitar a insegurança com os pitocos quando saíam para algum restaurante e só encontravam aqueles cadeirões antiquados para acomodar as crianças. Estava criada a Minidini Soluções Geniais (@minidini_solucoes_geniais), que hoje acumula mais de 40 itens inventados para facilitar a rotina. O lema da Graciela Heeman Dietze e da Fernanda Lohmann Bortolini é levar +AMOR -CAOS❤ para as mães. Milhares de famílias já experimentaram esta e outras invenções: redes como Hard Rock Cafe Brasil e Laghetto Hotéis usam o kit “xô, cadeirão” - e também nosso parceiro kids friendly, o @chimilovers, ali no @vivaopenmall. Passa lá em www.minidini.com.br para conhecer todas as sugestões cheias de praticidade que as gurias inventaram! A Grandini, que é esta almofada de elevação da foto, é uma mão na roda para usar na mesa às refeições com a família e ainda serve para muitas coisas (Pietra usa até hoje para fazer os temas sentada com conforto e na altura correta).

PLAYMAIS

Quando eu preciso descrever rapidamente o PlayMais em algum encontro ou reunião, eu pergunto ao meu interlocutor: “Lembra do miliopã? Pois então: é como se fosse um monte de miliopã que a criança junta um no outro e cria formas e brinquedos em 3D”. Pronto, todo mundo entende! Agora vamos falar tudo o que tem por trás disso. O Play Mais é um recurso didático e de entretenimento: as pecinhas são compostas com sêmola de milho, vinda de matéria-prima renovável, e se desfaz quando entra em contato com a água, o que o torna biodegradável. Não é de comer, lógico, mas se for colocado na boca (muitas crianças pequenas fazem isso, como sabemos) não faz mal à saúde! Dá para moldar e montar o que a imaginação permitir! Conheci a PlayMais em uma oficina do BS Kids Festival nas férias de verão do Iguatemi (@iguatemipoa), e desde lá me conectei com a Vanessa Biasi, representante da marca aqui em Porto Alegre, à frente do @umpresentelegal. Tem à venda também na @viralua_brinquedoseducativos (loja de visita obrigatória para quem tem kids na família, aliás).
 
 

EU AMO PAPELÃO

Vocês também montavam diversos brinquedos com caixas de papelão durante a infância? Agora as crianças não precisam mais utilizar a caixa de sapatos ou de geladeira para isso, a @euamopapelao criou os brinquedos que sonhamos com esse material! Eles fizeram fogões, casinhas, castelos, foguetes. Os produtos estimulam a criatividade e criam uma oportunidade para as crianças descobrirem brincadeiras que não envolvem eletrônicos. Além de brinquedos, eles também possuem linhas de móveis e outros projetos especiais. Um desses projetos foi a nossa Caixa do Agora, desenvolvida para criar momentos especiais entre pais e filhos sem a tecnologia.

ME LEVA TRANSPORTE

O nome da empresa da publicitária Cristina Gigante é “Me Leva”, mas também poderia se chamar “Me salva”. É que ela realmente salva muitas famílias com problemas de logística. O balé é no meio da tarde? Não dá tempo de buscar no futebol depois do trabalho? E aquele vai e vém na hora do rush das escolas? Tudo começou quando o Felipe nasceu e a vida profissional mudou totalmente. Depois de um ano dedicado somente ao filho, Cris ficou de 2013 a 2016 trabalhando como motorista para uma empresa e em 2017 criou a Me Leva Transporte. Hoje já são 15 motoristas (só mulheres!) que atendem 90 crianças, de forma segura e com discrição, e agora o serviço expandiu também para idosos. “Fazemos um serviço totalmente personalizado para as duas pontas que não têm autonomia para usar um app de transporte, por exemplo”, define Cris. 🚗
 
 

CRIANÇA MAIS FELIZ

O Criança Mais Feliz é um projeto voluntário fundado em 2015 pela produtora audiovisual Nara Sonallio. Inquieta, determinada e com o objetivo de continuar ajudando as crianças, ela não desistiu, apesar de todas as dificuldades. O projeto não tem sede: as doações arrecadadas são armazenadas nas casas dos 40 voluntários que dedicam parte do seu tempo mobilizando outras pessoas, em prol de crianças em estado de vulnerabilidade social. Mais de 15 mil crianças de Porto Alegre e Região Metropolitana já foram beneficiadas com mais de 50 mil doações, entre elas materiais escolares, cestas básicas, roupas, calçados, enxovais de bebê, brinquedos, leites, livros, etc. O Criança Mais Feliz vive o ano todo e não somente em datas festivas. Para este Natal, as doações de panetones, leites, bonés e água em copinhos individuais serão arrecadadas até dia 19/12 nos pontos de coleta. Quer fazer parte dessa corrente do bem? Participe, divulgue, doe! Conheça o projeto e ajude a fazer uma criança + feliz no RS.