OUTUBRO está chegando, o mês das crianças! Vamos falar sobre a “tarefa” mais básica na vida dos seus filhos? Estamos falando sobre BRINCAR! Brincar é fácil, é de graça e traz um BEM danado para o desenvolvimento das crianças, tanto o físico quanto o emocional, ajuda na cognição e nas habilidades sociais. E aqui temos uma dica de ouro: BRINQUEDOS SEM PILHAS nos primeiros anos! Que tal se propor a deixar mais os aparelhos eletrônicos de lado? Lembrando que dos zero aos dois anos, as sociedades de Pediatria recomendam nenhum tempo de tela neste período, por afetar o desenvolvimento infantil.
QUAIS AS BRINCADEIRAS mais comuns de cada faixa etária?
Tudo depende dos marcos de desenvolvimento que uma criança deve atingir. Aqui, listamos alguns marcos a partir dos 4 anos, baseados em um livro incrível da dra Elizabeth Kilbey, “COMO CRIAR FILHOS NA ERA DIGITAL”, um dos que a gente indica para se ter “na cabeceira”.
QUATRO ANOS
– As crianças gostam de fazer coisas novas;
– Adoram brincar de “papai e mamãe”;
– São cada vez mais criativas quando brincam de faz de conta;
– Preferem brincar com outras crianças do que sozinhas;
– Cooperam com outras crianças;
– Conseguem pegar uma bola quicada na maior parte das vezes;
– Brincam de jogos simples de tabuleiros ou baralhos.
CINCO ANOS
– A maioria das crianças quer agradar os amigos e ser como eles;
– Grande parte nessa faixa de idade gosta de cantar, atuar e dançar;
– Sabem a diferença do que é real e do que é faz de conta;
– Sabem contar uma história simples usando frases inteiras;
– Ficam em um pé só por 10 segundos ou mais;
– Sabem dar cambalhotas e pular até sobre obstáculos;
– Brincam em balanços e gostam de escalar.
SEIS ANOS
– É a fase em que querem que os pais brinquem com elas. Começa, porém, uma mudança gradual em que também podem saciar essa necessidade com amigos e outras pessoas que admiram;
– Fazem brincadeiras que incluem muita fantasia e imaginação;
– Gostam de ser as mais velhas e sentem que estão cuidando das crianças mais novas;
– Em geral, gostam de brincar com amigos do mesmo sexo;
– Gostam de piadas simples e livros e rimas engraçadas;
– Fazem desenhos e pinturas cada vez mais detalhados;
– Têm melhor coordenação, conseguem saltar no lugar, pular obstáculos, caminhar com mais firmeza em muros ou vigas baixas, pegar uma bola nas mãos sem segurá-las no peito e aprendem a andar de bicicleta;
– Se envolvem em brincadeiras mais focadas, como montar quebra-cabeças mais complicados ou construir estruturas mais complexas com blocos de montar.
SETE ANOS
– São capazes de revezar e brincar de forma cooperativa;
– Estão empenhadas em serem queridas e aceitas pelos amigos;
– Tendem a brincar com crianças do mesmo sexo;
– Conseguem brincar de jogos de tabuleiro e entender regras, embora possam querer adaptá-las ou acrescentar as suas próprias (e muitas vezes vão trapacear se puderem);
– Nessa idade, param de acreditar em Papai Noel, em geral;
– Estão cheias de energia e querem exibir suas habilidades físicas. Ficam ansiosas para praticar. Podem desenvolver um interesse por habilidades como natação, dança ou futebol;
– São capazes de arremessar, pegar e chutar bolas, andar de bicicleta sem rodinhas e realizar ações como plantar bananeira;
– Gostam de montar maquetes, pintar, desenhar e fazer artesanato.